FAQ - Fornecedores

8/16/2024 6:02:42 PM

1 - O QUE PRECISO SABER PARA ME TORNAR UM FORNECEDOR DO GB?

O Grupo Boticário utiliza a plataforma SAP Ariba para troca de informações com o Fornecedor, sendo assim, a partir do momento em que sua empresa é convidada para participar de um processo de compras, é necessário que, primeiramente, você realize seu cadastro na plataforma.

Para as empresas que estão interessadas em se tornar um fornecedor do Grupo Boticário, disponibilizamos um link para um pré-cadastro. Dessa forma, suas informações são armazenadas pelo período de 12 meses e passam a compor um banco de dados disponível para consultas internas.
Importante: Esse cadastro prévio não expressa relação comercial e não representa vínculo entre as partes, assim como não inclui qualquer obrigação do Grupo Boticário em contratar fornecedores que forem aprovados.

Quando houver a necessidade de contratação, um convite será disparado por meio do Portal SAP Ariba convidando a empresa para a realização do processo completo de cadastro.



2 - PRECISO REALIZAR O PRÉ CADASTRO DA MINHA EMPRESA, COMO EU FAÇO?

Você deve preencher o formulário disponível clicando aqui.

 

 

3 - Agora que meu pré-cadastro está finalizado, já posso fornecer para o Grupo Boticário?

Por enquanto não!

O pré-cadastro é uma triagem para verificarmos se sua empresa está apta a trabalhar conosco.

Nesse momento vamos verificar o tipo de serviço que sua empresa presta ou se o fornecimento está de acordo com a nossa necessidade.

Caso seu pré-cadastro seja aprovado e identificada a necessidade de contratação, será enviado um convite pelo Comprador para a finalização do processo de cadastro.

 

4 - Não fui aprovado no processo de cadastro e homologação de fornecedores. O que devo fazer?

Sempre que um cadastro não é aprovado pelo Grupo Boticário notificamos o fornecedor via e-mail com as informações ou documentos que ficaram pendentes.

Assim que tivermos o retorno das pendências enviamos o cadastro para uma reavaliação.

 

5 - Esqueci minha senha como faço o reset?

Esse é bem rapidinho, te mostramos aqui no vídeo abaixo:

Vídeo Aula

 

6 - Como eu faço o reset do meu login?

Acompanha conosco o vídeo abaixo que é bem rápido esse processo.

Vídeo Aula

 

7 - Preciso atualizar meu cadastro, como faço?

Para atualizar o cadastro da sua empresa você deve seguir os passos informados na vídeo aula abaixo:

Vídeo Aula

 

8 - Fui convidado pela SAP Ariba para me cadastrar no site. O que isso significa?

Significa que sua empresa foi convidada por um comprador de Suprimentos do Grupo Boticário a participar de um processo de concorrência.

Para participar, é necessário garantir o cadastro de sua empresa ao Portal SAP Ariba, pois todos os processos de compras realizados por Suprimentos do Grupo são transitados por essa plataforma.

 

9 - O que o fornecedor precisa para acessar o Portal SAP Ariba?

Essa é fácil!

Precisa apenas de acesso à Internet garantindo que o ambiente esteja seguro.

 

10 - Como fornecedor tenho algum benefício aderindo a plataforma SAP Ariba?

A plataforma SAP Ariba vai proporcionar ao fornecedor maior gestão e controle sob seus processos, além de ter maior visibilidade e transparência nas transações.

 

11 - É possível ser fornecedor do Grupo Boticário sem aderir ao Portal SAP Ariba?

Infelizmente isso não é possível!

Todas as compras feitas pelo departamento de Suprimentos do Grupo Boticário são formalizadas através da Plataforma SAP ARIBA.

 

12 - Me cadastrei no Portal SAP Ariba, já posso fornecer para o Grupo Boticário?

Para fornecer para o Grupo Boticário você precisa estar com o cadastrado aprovado na nossa base, além do cadastro na Plataforma SAP Ariba.

Só assim o fornecedor estará apto a participar de cotações do Grupo Boticário e ser contratado, caso seja o vencedor do processo.

Importante: esses cadastros não expressam uma relação comercial e não representam vínculo entre as partes, tampouco incluem qualquer obrigação do Grupo Boticário vir a contratar fornecedores que forem aprovados.

 

13 - E qual é o custo para utilizar o Portal SAP Ariba?

O Grupo Boticário não habilitou qualquer tipo de cobrança que possa ser feita pela plataforma SAP Ariba, ou seja, não há custos para adesão a Plataforma SAP Ariba bem como para participação em cotações transacionadas com o Grupo Boticário.

 

14 - Tem alguma taxa que preciso pagar?

Nenhuma!

Para transacionar com o Grupo Boticário na plataforma SAP Ariba não tem custos.

 

15 – Como localizar uma cotação?

Clique aqui e assista o vídeo com as orientações.

 

16 – Como responder uma cotação ao Grupo Boticário?

Clique aqui e assista o vídeo com as orientações.

 

17 - Qual a diferença entre proposta técnica e proposta comercial?

Proposta técnica é a proposta (retorno da cotação) apenas com as informações técnicas do escopo, validação das informações para alinhar o entendimento do escopo que lhe foi passado com a proposta sugerida/atendida por você. Informações necessárias alinhar expectativas da entrega.

Proposta comercial é a proposta (retorno da cotação) com informações de preço bruto, preço liquido, impostos, condição de pagamento, possível abertura de preço, entendimento linha a linha do que está sendo cobrado. Alinhando a expectativa comercial, a negociação de fato.

 

18 - Campo preço, insiro preço bruto ou preço liquido?

No ARIBA se insere o preço bruto e ao lado as informações dos impostos. Caso queira abrir as informações do preço líquido separado dos impostos, você pode anexar junto a proposta comercial.

 

19 - Qual código de serviço devo inserir na proposta?

É o código referente a Lei complementar 116 

 

 20 - Como aceitar Cotação e Termos do Grupo Boticário?

Clique aqui e assista o vídeo com as orientações.

 

21 – Já sou fornecedor do Grupo Boticário, venci um processo e já faturei, como faço para verificar a previsão de pagamento?

Para verificar a programação do seu pagamento você deve verificar no Portal Facilita https://programa-facilita.grupoboticario.com.br/

Lembrando que o Grupo Boticário realiza os pagamentos apenas as sextas-feiras.

Caso queira antecipar o pagamento, pode solicitar via Portal Facilita.

 

22 – Prestei serviço para o Grupo Boticário. Como faço para enviar a Nota fiscal para o pagamento?

A Nota Fiscal de prestação de serviço poderá ser emitida somente após a aprovação da folha de serviços que deve ser criada via Plataforma SAP ARIBA.

Importante:

- Notas com Folhas de Serviço não aprovadas pela empresa contratada na Plataforma SAP ARIBA serão recusadas;

- A data de emissão da nota fiscal deve ser posterior à data da aprovação da folha. Do contrário, a nota será recusada;

- A nota deve ser emitida e enviada ao usuário solicitante da prestação do serviço no Grupo Boticário para lançamento até dia 26 de cada mês. Notas posteriores serão recusadas;

- A nota física deverá ser entregue ao responsável da planta;

- Notas com valores, quantidades ou impostos diferentes da folha serão recusadas.

 

23 – Qual o canal de atendimento quando necessito alteração de dados cadastrais e/ou bancários?

Para alteração de dados bancários, deverá ser editado seu cadastro na plataforma SAP Ariba com os novos dados, anexando o comprovante bancário (cheque, cartão ou cópia do extrato online). No documento é necessário que apareça o CNPJ, banco, conta corrente e agência.

Em paralelo sinalize a equipe de cadastro para poder priorizar esta alteração, e-mail de contato: CadastrodeFornecedor@grupoboticario.com.br

 

24 – O Grupo Boticário tem algum canal ou página dedicada aos Fornecedores?

Sim! Temos uma página dedicada aos nossos parceiros, chamada Portal de Fornecedores.

Nesse Portal você encontrará notícias do grupo, comunicados, kit boas vindas, informações sobre eventos, acesso rápido as principais plataformas de relacionamento do GB com os Fornecedores.

Quer se manter atualizado? Então nos acompanhe no link abaixo:

http://fornecedores.grupoboticario.com.br/

Obs.: Somente fornecedores ativos na base tem acesso a este Portal.

 

25 – Recebi uma avaliação de fornecedor de privacidade, o que é isso?

A avaliação de fornecedores funciona como um dos mecanismos internos de supervisão e mitigação de riscos relacionados ao tratamento de dados pessoais no Grupo Boticário. O processo consiste em um questionário com algumas perguntas referentes a controles da LGPD e melhores práticas descritas pela ANPD sobre o controlador e operador respondido pelo Fornecedor, onde é possível obter uma visão desses controles e o grau de adequação do fornecedor no tratamento de dados pessoais enviados pelo Grupo Boticário. A área de Privacidade analisa as respostas e emite recomendações baseado nos riscos criados.

 

26 - O que é LGPD, dados pessoais, Controlador e Operador?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é a lei que traz novas regras sobre o uso de dados de pessoas físicas. O objetivo da lei é dar aos indivíduos mais informações e controle em relação aos seus dados pessoais. Alguns dos mecanismos para garantir que isso ocorra são (i) o exercício de direitos pelos Usuários; e (ii) a obrigação de transparência a ser cumprida pelo Grupo Boticário. 

A LGPD se aplica a atividades de tratamento de dados pessoais, que são quaisquer ações relacionadas a um dado pessoal, incluindo coleta, armazenamento, consulta, acesso, transferência, compartilhamento, exclusão e qualquer outra forma de uso do dado pessoal. 

Controlador é a empresa que toma as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. Operadores, por sua vez, são aqueles que seguem as instruções do controlador. É o caso, por exemplo, das empresas contratadas para armazenar dados – física ou digitalmente – em nome do Grupo Boticário 

 

27 - Queria saber mais sobre como são tratados os dados pessoais no Grupo Boticário?

 

Para saber mais sobre como tratamos os dados pessoais,consulte a nossa política de privacidade.

 

28 – Tenho dúvidas se houve ou não vazamento ou compartilhamento de dados pessoais com quem não deveria, o que eu faço?

Caso tenha dúvidas sobre o vazamento, compartilhamento, ou acesso indevido a dados pessoais do Grupo Boticário, comunique no nosso canal comunique.grupoboticario.com.br

 

29 – Não encontrou a resposta para a sua dúvida?

Clique aqui para enviar sua dúvida.

 

Lembrando de detalhar bem para que possamos responder o mais breve e assertivo possível.